Polimento: produtos que oferecem melhores resultados

Deixar o carro mais bonito, com uma lataria em bom estado e uma pintura brilhante, é um dos principais objetivos de quase todos os proprietários de carros. Não á toa, claro, pois todos querem valorizar a máquina adquirida, seja apenas para exibir ou para vender no futuro. Para tanto, existem algumas medidas certeiras que todo motorista pode adotar. Principalmente aquelas relacionadas à lataria do carro, para deixá-la bem chamativa. Uma delas é o tão mencionado polimento, processo indicado para pinturas desgastadas e que precisam de renovação. Você sabe como ele funciona? Chegou a hora de descobrir com o Blog da Ituran e o Chaves Na Mão!
Polimento-capa-800x445
O que é e como é realizado o polimento?
O polimento é um processo realizado na lataria do carro no qual são combatidas pinturas manchadas, manchas de sol, riscos de pouca profundidade, manchas provocadas por seivas de plantas e manchas provenientes de dejetos de pássaros. Além disso, devolve o brilho a peças que foram repintadas por algum motivo. Para alcançar esses objetivos, o polimento utiliza-se de massas mais abrasivas e politrizes, que atingem 2.000 rotações por minuto, que removem um pouco do verniz do automóvel, mas com ele também retiram as manchas e os riscos. Em casos de impurezas que oferecem mais resistência, é utilizada também uma lixa d’água bem fina, que é esfregada sobre a superfície danificada.
É importante ressaltar também que o polimento é diferente do enceramento. Embora os dois possam ser realizados em casa, o polimento exige mais técnica e conhecimento para ser executado. Primeiramente, o motorista precisa ter uma politriz, o que não é tão comum em meio à maioria. Depois, é preciso que o responsável pelo item saiba como passá-la na lataria, de leve, sem ficar parado no mesmo local por muito tempo, pois isso pode remover completamente o verniz e até a tinta do veículo, deixando o fundo da lataria visível. Por isso, caso você nunca tenha realizado um polimento antes, a dica é que procure por um profissional, para não correr riscos desnecessários.
O preço de um polimento satisfatório está em cerca de R$300, dependendo do modelo do carro, sua extensão e sua situação (muitos ou poucos danos). Camionetes como a Toyota Hilux, a Nissan Frontier ou a Chevrolet S10, por exemplo, que são veículos maiores, podem apresentar um preço um pouco maior. Também é recomendado que o processo seja realizado, no máximo, apenas três vezes durante toda a vida útil do carro, pois as massas abrasivas, quando utilizadas em excesso, podem acabar com o verniz da máquina de quatro rodas. Para completar, se seu carro possui cores escuras, como o preto ou o azul marinho, o procedimento precisará ser feito com ainda mais cautela e intensidade, pois esses tons acentuam os riscos e manchas.
O “ABC” da lataria do carro    
Além do polimento, existem outros procedimentos específicos para preservar ou devolver o brilho à lataria do seu veículo. Cada qual com processo e níveis de intensidade diferentes. Confira um por um!
Enceramento: a cera deve ser aplicada a cada 30 dias para que a lataria fique com brilho e protegida contra eventuais manchas e riscos. É um procedimento simples e que pode ser realizado em casa por qualquer motorista.
Polimento: em caso de pinturas já desgastadas ou riscadas, realiza-se o polimento, feito com cera mais abrasiva e uma politriz para espalhá-la. Pode ser realizado em casa, caso o dono do veículo possua uma politriz e tenha conhecimento sobre como utilizá-la. Do contrário, indica-se a intervenção de um profissional.
Espelhamento: processo semelhante ao polimento e que apresenta resultados reparadores mais profundos. Por isso, pode ser realizado apenas duas vezes por ano. Também deve ser realizado por um profissional especializado.
Cristalização: medida na qual é utilizada uma resina especial protetora que diminui ou anula os efeitos do tempo e mantém a lataria brilhante por mais tempo (cerca de seis meses). É um processo indicado para carros com mais anos de uso e deve ser feito por um profissional qualificado para que atinja os resultados esperados.
Vitrificação: cristalização avançada que pode preservar o brilho da lataria e seus efeitos por até três anos. É considerado um processo extremo e muito técnico. Por isso, deve ser performado por um profissional capacitado e experiente para que a lataria não seja danificada.
As vantagens do polimento
Um dos principais benefícios do polimento é voltar a ver a lataria do carro praticamente nova, com o brilho e a aparência habituais. E, como bem sabemos, isso é quase um privilégio para quem mora nas grandes cidades. Isso porque, nos centros urbanos, o veículo está sujeito a diversos tipos diferentes de impurezas e adversidades do tempo. Sol forte, dejetos de pássaros, chuva ácida, seivas vegetais e chuvas de granizos, por exemplo, são alguns dos piores males aos quais o seu carro está sujeito durante a rotina. Portanto, se você acabou de realizar um polimento, não dê sorte ao azar. Mantenha seu carro bem guardado quando puder e preserve ao máximo a vida útil do procedimento. Afinal, como já explicamos, ele não pode ser realizado com frequência.
Outro ponto altamente positivo que o polimento traz ao carro é aumentar seu valor de revenda. Quanto mais conservado estiver o automóvel, mais valor ele agrega e mais atenção ele desperta em possíveis compradores. Até porque, ao verem o carro pela primeira vez, os potenciais investidores terão uma primeira impressão muito baseada naquilo que vistoriam por primeiro, que é o exterior do carro, incluindo a lataria. Por isso, se o seu veículo estiver brilhando, bem chamativo, com cara de novo, se destacará em meio ao mercado tão saturado de vendas de carros.
E, por último, mas não menos importante: satisfação pessoal. É uma ótima sensação poder ver o próprio carro em bom estado, da forma como você deseja. Por isso, muitos não encaram o polimento como um gasto inútil ou como uma obrigação, mas, sim, como um investimento. Dessa forma, você sente ainda mais orgulho de passear com seu carro pela cidade ou até viajar, podendo exibi-lo por aí com a cabeça leve e um sorriso no rosto!
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais e, em especial, nos grupos que participa sobre discussões e sugestões que envolvem carros!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar