Ponto cego: saiba como identificar e eliminar

É difícil encontrar um motorista que nunca tenha sido pego de surpresa por um motociclista ou pedestre surgindo de repente ao seu lado! Por mais que muitos digam que o indivíduo “surgiu do nada”, a verdade é que ele, provavelmente, estava no ponto cego do veículo e por isso não foi visto com antecedência pelo condutor. Também conhecido como “ângulo morto de visibilidade”, o ponto cego ocorre tanto nos retrovisores laterais, quanto no dianteiro e, apesar de ser praticamente inevitável, ele pode ser ajustado e minimizado, diminuindo assim a chance de acidentes.
regular-retrovisor-ponto-cego
Regulando os retrovisores
Carro: sentando no banco do motorista, incline sua cabeça em direção ao vidro esquerdo e então ajuste o retrovisor desse lado, abrindo-o de modo que seja possível visualizar o mínimo do carro e o máximo da via. A mesma regulagem serve para o lado direito, lembrando que o motorista deve permanecer em seu banco e apenas inclinar-se em direção ao meio do carro para visualizar o espelho. O retrovisor interno também deve priorizar a visualização da via, nesse caso, a traseira.
Moto: os retrovisores de motocicletas devem mostrar o mínimo possível dos ombros do condutor em ambos os lados.
Mantenha os retrovisores regulados e limpos
É comum que os retrovisores fiquem desregulados depois de um longo dia, por isso a regulagem deve ser constante, especialmente nas motos, que são mais suscetíveis a batidas. A limpeza é outro fator importante para a boa visibilidade: passe um paninho úmido com detergente para retirar a sujeira, em seguida outro pano para secar e pronto!
Como já foi dito, o ponto cego é inevitável, por isso além de ajustar os retrovisores, o motorista deve conduzir sempre com muito cuidado: sinalizando com antecedência qualquer mudança de faixa ou desvio e evitando qualquer tipo de distração ao volante.
 
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Brasil!
Estamos no Twitter também: Ituran Brasil!
Ituran – Sempre com você
 
Imagem: Circulas.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar