A Posição Correta para suas Mãos no Volante

Você sabe qual a maneira e a posição correta para segurar o volante quando estiver dirigindo? É comum que muitas pessoas pratiquem a direção de forma incorreta, colocando a mão por dentro do volante na hora de virar e outros vícios que vemos muito por aí. Para você não ter mais duvidas, a Ituran preparou algumas dicas para você sentir-se mais seguro e saber como segurar no volante para dirigir.

Posição correta de como segurar o volante

pessoa segurando o volante

O motorista pode ter anos de experiência ou acabado de pegar a habilitação – é sempre fundamental prestar atenção e posicionar-se corretamente ao segurar o volante.
É imprescindível que todo motorista tenha uma noção bastante consistente de como garantir sua segurança, e de outros que estão no carro com ele, mesmo nos pequenos detalhes.
As posições que você deve seguir são primeiramente aquelas que te deixam confortável, evitando desgastes físicos. Não dirija com a mão sobre o câmbio, nem com o braço esquerdo apoiado na janela. Mantenham suas mãos no volante, retirando apenas quando for trocar a marcha.
Imagine que o volante é um relógio e segure-o na posição de dez horas e dez minutos, pelo lado externo. Desta maneira seus braços ficaram posicionados confortavelmente e você não terá dificuldade em ver o painel de instruções.

Curvas?

Em curvas fechadas e com pouco ângulo, o correto é deslocar sua mão do volante, mas nunca vai largá-lo totalmente.
Veja abaixo algumas explicações e coloque-se em posição de fazer uma curva:

  • Até agora você estava com as mãos no volante na posição das 10h10. Vá movendo as mãos, lentamente retirando a mão e continue com a mão esquerda segura, mas agora na posição de 12h.
  • Mantenha a velocidade de seu veículo reduzida na hora de virar e, ao trocar de marcha, volte com a mão direita e simultaneamente, com pressão, a esquerda puxará o volante para baixo. Lembre-se que essas dicas são para curvas feitas para à esquerda.
  • Para fazer a curva voltada para o lado direito, você vai precisar das mesmas instruções, com a diferença de que quando voltar com a mão direita ao volante, depois da troca de marcha, sua mão esquerda levará o volante para cima.

Curva feita, como endireitar o volante?

O fundamental é conduzir em dois princípios, rode o volante na mesma posição do relógio que iniciou a corrida e mantenha as mãos firmes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar