Qual é melhor: direção elétrica X direção hidráulica

Qual é melhor: direção elétrica X direção hidráulica: homem dirigindo carro automático
Até pouco tempo atrás, a maioria dos carros ainda trazia a direção hidráulica como um opcional, e com preço salgado. Nos dias atuais, só mesmo os carros muito simples e populares vêm com direção sem nenhuma assistência. Hoje em dia, as pessoas estão adquirindo, cada vez mais, produtos e itens que proporcionem mais praticidade na sua vida, e para dirigir não é diferente, pois com as distâncias para se chegar ao trabalho, por exemplo, você acaba passando boa parte do dia no trânsito, e isso precisa ser o mais confortável possível.
Para isso existem, as direções hidráulicas e elétricas, mas você sabe a diferença entre elas?

Direção elétrica

A direção elétrica funciona de modo independente ao motor, ela é movida por um motor elétrico que atua diretamente na coluna da direção, eliminado o óleo, mangueiras e todos os outros apetrechos presentes na hidráulica. O motor elétrico gira de acordo com a necessidade, tornando a direção mais leve quando em baixa velocidade e mais pesada em alta velocidade. Como não está ligada ao motor, não ocasiona perda de potência, e sim economia de combustível. E caso o carro tenha uma pane elétrica, a direção continua funcionando, apenas ficará mais dura.

Direção hidráulica

A direção hidráulica, conhecida também como direção assistida, funciona com uma bomba que é movida pelo motor, que faz circular o óleo dentro da caixa da direção. Se popularizou nos anos 70 e seu sistema da direção reúne bomba hidráulica, reservatório de óleo, tubulações de alta e baixa pressão, além do mecanismo de direção, que permitem os movimentos das rodas dianteiras do veículo com pequenos esforços ao manobrar o volante. Esse tipo de direção é mais recomendado para os novos motoristas. Com a direção hidráulica é mais fácil desenvolver manobras, como a baliza, por exemplo, pois tem o volante mais ‘pesado’. O condutor iniciante também consegue calcular a força a ser aplicada no volante para desenvolver as manobras.
Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de direções, veja a que mais se adapta à sua necessidade. Se você ficou com alguma dúvida sobre a diferença entre direção elétrica e direção hidráulica é só deixar um comentário e nossa equipe terá prazer em responder!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar