Quando é hora de trocar seu veículo? 5 passos simples

Não existe um período exato para trocar de veículo, tudo vai depender de fatores como depreciação, quilometragem, economia, despesas e até mesmo frustração. Entretanto é sempre importante analisar alguns pontos para fazer uma boa troca e não sair no prejuízo.
trocar de carro dicas

Fazer uma avaliação geral do automóvel, levar em conta desde a maneira como você o mantém, os aspectos financeiros e comerciais e a sua satisfação pessoal são fundamentais neste momento – mas também existem algumas dicas simples que podem ajudar:

1) Planejamento é sempre bom

Afinal, a vontade não deve ser o fator mais importante na decisão de troca. Leve em consideração os gastos com os reparos no carro antigo, além da diferença para o carro novo. O orçamento não pode comprometer as finanças pessoais, pois isso leva ao descontrole financeiro – o que pode ser bem pior do que andar com um carro barulhento.

Caso o orçamento esteja apertado, considere trocar o seu carro por um modelo mais antigo, que custe menos (comprando à vista as taxas de financiamento caem), mas cuide para não fazer um mau negócio. Muitas vezes é mais viável consertar o carro, planejar-se e esperar o bolso ficar mais folgado.

2) Desvalorização do veículo

A especulação de um novo modelo já pode ser suficiente para o atual perder em valor de mercado. Caso queira trocar não é preciso, necessariamente, comprar o modelo mais recente. Um carro da mesma categoria que o seu, mas que está em alta no mercado, também é um bom negócio.

Os valores de seguro, manutenção e peças para carros importados são mais altos, por isso a depreciação para estes veículos é maior. No geral, os automóveis importados são mais difíceis de fechar negócio, portanto receber uma boa proposta pode significar que é a hora vender.

3) Não dá mais para aguentar

Quanto maior a família fica, mais espaço é necessário para passear e levar as crianças para a escola. Nestes casos é possível encontrar algum veículo à venda por preço acessível e em boas condições.
Ou então, quando o carro ou moto está sempre no conserto: ninguém precisa ficar se estressando à toa!

Procure um veículo novo. Se não tiver muito dinheiro, o financiamento ou consórcio podem ser boas opções!

4) Peça ajuda ao mecânico

Se o seu carro tem dado muitos problemas, peça para um mecânico revisar o automóvel por completo (sempre contando com uma segunda opinião), apontando tudo o que precisa ser trocado ou consertado. Ter noção do orçamento e saber o que isso representa em relação ao preço do veículo no mercado é um passo importante para decidir se vale a pena consertar ou trocar de carro.

5) Um bom negócio

Mesmo que não queira vender, fique sempre atento aos classificados de veículos, preste atenção naqueles que estão negociando e aceitando automóveis em troca. Às vezes o seu automóvel está valorizado e pode lhe gerar algum lucro.

Então, já sabe se vai trocar ou não? A Ituran separou 8 dicas de negociação para conseguir desconto na compra de um carro novo! Pode ser a dica que faltava para sua decisão.

Imagem: Flickr

Já conhece a nossa página no Facebook?
Acesse e curta Ituran Brasil!
Estamos no Twitter também: Ituran Brasil!
Ituran – Sempre com você

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar