Tudo sobre a Infração de uso Irregular da Buzina.

buzinar no transito

Mesmo sendo um dos mais importantes itens do veículo para evitar acidentes, você sabia que o uso irregular da buzina é infração de trânsito? 

Isso mesmo, o uso da buzina de forma irregular, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deve ser feito exclusivamente para fazer advertências, cujo objetivo é evitar que acidentes de qualquer relevância ocorram. Há também a possibilidade de usá-la fora das áreas urbanas no momento em que for ultrapassar outro veículo, mas em ambos os casos a utilização recomendada é que seja de forma leve.

Caso contrário, se o condutor utilizar a buzina de forma irregular (prolongada e sucessivamente sem justificativa), o mesmo poderá ser notificado cometendo uma infração leve. Se for em flagrante, receberá multa no valor de R$53,20. Além disso, também poderá perder três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Há ainda outros pontos importantes que regulamentam o uso irregular da buzina.

Conheça abaixo:

  • Buzinar no período noturno, entre as 22h e às 6h da manhã;
  • Buzinar em locais e horários proibidos pela sinalização (locais próximos a hospitais, por exemplo);
  • Usar buzinas que não correspondem aos padrões e frequências estabelecidas pelo Contran.

Segundo o gerente Operacional do Detran do Espirito Santo, Pedro Agostinho da Penha, a buzina serve somente para alertar outros condutores e pedestres sobre possíveis acidentes, e não para assustá-los ou perturbar locais inapropriados.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.

 

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar