Saiba como a tecnologia para gestão de frotas ajuda nas suas operações

Gestão de frotas

Entenda mais sobre a tecnologia para gestão de frotas, e porque essa ajuda nas suas operações é tão necessária. Continue a leitura.

Além de melhorar a eficiência e reduzir custos na gestão da cadeia de suprimentos, a importância da tecnologia na logística também resultou em um aumento significativo na qualidade dos dados produzidos em cada etapa.

A maneira como a logística é tratada mudou nos últimos anos. Não se trata apenas do transporte de mercadorias, mas de um processo que inclui uma variedade de diferentes tecnologias e sistemas de informação projetados para fornecer um serviço completo.

Somente entre 2015 e 2020, mais da metade da logtech existente hoje foi fundada. Entre eles, gestão de logística, gestão de estoques e armazéns, mercado de frete e outras soluções.

Cada pequena etapa nas operações de remessa está sendo aprimorada com sistemas automatizados. Isso foi possível graças aos desenvolvimentos em:

Novas tecnologias na logística

Gestão de frotas

As tecnologias disruptivas podem ser descritas como serviços de melhor qualidade que não podem ser entregues de maneira “tradicional”.

Ou seja, não são necessariamente novas soluções, mas sim soluções existentes aplicadas de forma inteligente por meio da tecnologia.

Ou seja, não são necessariamente novas soluções, mas sim soluções existentes aplicadas de forma inteligente por meio da tecnologia.
Hoje, ainda há muita resistência em adotar essas ferramentas e modernizar os processos logísticos. Portanto, a quebra de paradigmas e culturas tradicionalistas deve ocorrer principalmente dentro das empresas de transporte.
Enquanto a maioria dos gestores se preocupa em reduzir custos, as soluções técnicas são vistas com cautela.

A razão:

Essas ferramentas em grande parte têm custos iniciais altos e há desconfiança na entrega de resultados e ROI.
Também há muitos funcionários que se preocupam em perder espaço (e empregos) para a tecnologia quando, na verdade, o que eles precisam é aprender a usar essas ferramentas para serem mais produtivos. Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia agrega muito valor e torna as empresas mais competitivas.

Sobre a importância da tecnologia na logística da sua frota

Muitas etapas, desde o planejamento de um produto até a entrega final, são necessárias para manter os clientes convenientes e satisfeitos – para ambas as partes.

Apesar da precisão com que esse processo é realizado, muitas vezes surgem surpresas que os proprietários de empresas de transporte nunca poderiam planejar devido a complexidades relacionadas ao comportamento humano ou a fatores ambientais.

Quando se trata de tecnologia, esses imprevistos são bastante reduzidos e muitos problemas podem ser resolvidos antes que se tornem problemas.

Por exemplo, o manuseio de pneus torna-se planejado e consciente.

O controle rigoroso desses componentes por meio de um software de gerenciamento de pneus permite a visualização precisa do desgaste que ocorre e a correção de possíveis problemas para prolongar e aproveitar a vida útil geral do pneu. Da mesma forma, permitindo recauchutagem e nova vida para o pneu.

Tendências de tecnologia na logística

Estas são algumas das tecnologias de que falamos e que estão trazendo inovação na logística:

Exemplos:

  • Veículos autônomos que seguem rotas pré-programadas e inteligentes;
  • Blockchain: melhorar a segurança do compartilhamento de informações;
  • IOT: usa uma rede de dispositivos menores para aprimorar as mensagens de dados;
  • Big Data: pode rastrear qualquer coisa, desde a localização até o nível de temperatura.

Gostou do conteúdo?

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar