Saiba mais sobre capacetes para motociclistas

Responsável por garantir a segurança de motociclistas, o capacete é peça indispensável em qualquer trajeto. Exigido por lei, o acessório deve ser fabricado e usado respeitando certas especificações. Saiba mais!

Modelos

Capacetes abertos, do tipo “coquinho” (que cobrem apenas a parte superior da cabeça), por exemplo, não são permitidos. Isso porque não oferecem a proteção necessária para motoristas e passageiros. Já os capacetes sem viseira podem ser usados, desde que aliados – obrigatoriamente – ao uso de óculos protetores (semelhantes aos óculos de MotoCross).

tudo-sobre-capacetes

Validade

O capacete não possui prazo de validade. É preciso observar, porém, que seu estado de conservação interfere em seu uso. Além disso, todo capacete deve contar com o selo do INMETRO fixado em sua parte externa, ou ainda, em uma etiqueta interna. O selo deve certificar o capacete na norma NBR7471/2001 – responsável pela regulamentação de segurança do acessório.

Capacetes personalizados

Adesivos e películas podem ser utilizadas, desde que não atrapalhem a visão do motorista e, tampouco, esconda outros adesivos de exigência de segurança. Entre esses itens obrigatórios estão os adesivos refletivos na parte traseira, frontal e lateral do capacete.

Capacetes de motociclistas profissionais

Nos casos de usuários que trabalham como motociclistas, como motoboys, por exemplo, a lei exige a colagem de uma faixa refletiva especial, nas cores branca e vermelha, fixada em toda a volta do capacete. Além disso, há restrições quanto às viseiras e os óculos de proteção, sendo proibido o uso de película e, após as 18h, só são permitidas viseiras totalmente transparentes, restringindo o uso de viseiras escuras com efeito fumê ou espelhado.

Para encerrar: até o capacete, um simples acessório, deve respeitar critérios para garantir a sua segurança no trânsito. Por isso, se manter informado e atualizado a respeito do assunto é sempre importante, evitando assim apuros com as leis e mesmo com a sua integridade física. É bom saber, não?

Crédito da imagem: Portal Motor Car.

Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!

Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!

Ituran – Sempre com você

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar