Saiba o que fazer em um acidente de carro

O assunto é delicado, mas muito necessário. Saber o que fazer em um acidente de trânsito pode, muitas vezes, salvar vidas e até mesmo evitar sequelas para com as vítimas. Claro, falar para as vítimas manterem a calma pode ser muito mais difícil, já que elas entram num estado grande de nervosismo. Porém, certas ações são de suma importância na hora de prestar o devido socorro.
Por mais que existam aulas sobre primeiros socorros nas escolas de trânsito, tendo aulas práticas e teóricas sobre o assunto antes de conseguir a CNH, as novas leis gerais de trânsito lhe proíbem de tocar ou mexer na vítima, sendo o aconselhável chamar o resgate, através do 193, ou o SAMU, pelo 192.
Conheça agora algumas dicas básicas sobre o que fazer em um acidente de carro:
3d05360b_oExistem dois tipos de acidentes: sem vítimas ou com vítimas, e para cada um deles é preciso um tratamento diferenciado.
– Acidentes sem vítimas
Caso não haja feridos no acidente, você pode ajudar chamando os oficiais de trânsito para fazer as devidas ocorrências. Assim também é válido dar seu próprio depoimento do que foi acontecido, facilitando o trabalho dos agentes para chegarem a um acordo de culpa.
Caso o acidente tenha danificado seu veículo, você pode ir até a Esfera Civil cobrar os gastos que teve com o seu carro. Caso contrário, se o acidente aconteceu por sua culpa, é seu dever acarretar as reais responsabilidades perante os outros motoristas.
– Acidentes com vítimas
Como o próprio nome já diz, um acidente com vítima é aquele que bota em risco a vida de um ser humano. Antes de tudo, você deverá chamar o resgate especializado, seja ele através do 193, ou oSAMU, pelo 192.
Você só poderá tocar a vítima nas seguintes situações: caso ela esteja com falta de ar ou para fazer massagem cardíaca. Caso a vítima esteja com a coluna torta ou em má posição, deixe-a assim deitada numa área plana. Com a chegada do atendimento, os procedimentos profissionais devem ser feitos na hora ou, caso necessário, a vítima será levada para o pronto socorro mais próximo.
Nestes casos, o culpado pelo acidente deve ser penalizado criminalmente. Num prazo de até seis meses você tem o direito de pedir a representação criminal contra o causador do acidente em qualquer delegacia de sua preferência.
E você, tem alguma dica sobre o que fazer em casos de acidentes de trânsito? Conte pra gente nos comentários!
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você
Imagens: Google Images, Zisno.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar