Saiba o que fazer quando o motor do seu carro ferver

Às vezes, ao sair de casa, você acha que está tudo ok com o seu carro, mas de repente sobe o ponteiro da temperatura, aproximando-se da zona vermelha. Quando isso acontece, o motorista é obrigado a parar o veículo, observar se está saindo fumaça antes de abrir o capô, e, se estiver fervendo, chamar o mecânico com urgência.
Saiba o que fazer quando o motor do seu carro ferver
 
Muitos não sabem, mas o responsável pela refrigeração da água do motor é o radiador. Ele evita a ultrapassagem de temperaturas quentes.
Quer saber passo a passo como agir quando isso acontecer com você? Veja abaixo como devem ser feitos os primeiros movimentos:
– Se estiver saindo vapor do seu carro pelo capô, pare imediatamente e desligue o motor. Caso esteja em rodovias cheias e não consiga parar, ligue a potência máxima do ar quente – assim, ele acaba trocando o calor com o ar, resfriando a água.
– Com muita calma abra o capô, com cuidado para não queimar as mãos com o vapor. Deixe-o aberto por aproximadamente 50 minutos para refrigerar e depois retire a tampa do reservatório.
– Não adicione água fria quando o motor estiver quente, isso pode danificá-lo.
O superaquecimento pode ser causado por problemas elétricos ou mecânicos quando há líquidos o suficiente no reservatório. Quando isso acontecer, vale chamar o guincho ou acionar o seguro. Já quando o motor está seco e você para o carro com o alerta e não pela fumaça, sem dúvidas o problema é a falta de líquido.
Se você passar por essa situação, deixe o motor do seu veículo esfriar por volta de 30 minutos e depois adicione a água.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar