Sete dicas para conferir o óleo do seu carro

O óleo do motor é um dos componentes fundamentais para o bom funcionamento de qualquer veículo. Ele atua em diversas funções diferentes, como a lubrificação das partes do componente, na diminuição do atrito para evitar o desgaste das peças. Ele ainda serve para manter a o motor na sua temperatura ideal, como isolante, e também na sua higiene ao impedir a formação de crostas que danifiquem seu funcionamento.

Fonte: memoriamotor
Fonte: memoriamotor

Sua importância para o bom funcionamento do veículo é tão grande que surgem algumas dúvidas e mitos sobre o assunto. Pensando em te ajudar, nós do Blog da Ituran preparamos uma lista com sete dicas para conferir o óleo do seu carro. Confira:

O momento ideal para trocar o óleo

Toda troca de óleo deve ser realizada de acordo com a recomendação do fabricante. Você encontra essa informação com bastante facilidade no manual do proprietário. Basta consulta-lo. Nesse manual você também consegue saber qual o tipo e quantos litros de óleo deverão ser usados. Uma dica que as montadoras costumam dar para carros que passam muito tempo em congestionamentos é a antecipação da data.

Complete o nível sempre que precisar

Sempre se lembre de conferir o nível de óleo no seu carro. É necessário que o carro sempre esteja cm o óleo no nível certo, mesmo enquanto não chega a hora de trocar o óleo. O nível geralmente abaixa devido ao uso e não há nada de errado nisso. De acordo com as montadoras, é normal que se abaixe de meio a um litro por cada mil quilômetros rodados.

O local ideal para realizar a troca

Preferencialmente, para trocar o óleo, você deve levar o seu carro para um posto ou oficina. O importante é que a medição seja feita em um lugar plano, 10 minutos após parar o carro.

Atente-se à temperatura do motor

Na hora da troca, para facilitar a retirada, deixe o motor preferencialmente quente. Isso faz com que o óleo fique menos espesso e mais fluido.

Troque o filtro sempre que trocar o óleo

Trocando também o filtro, você garante que impurezas não fiquem impregnadas no motor do seu carro.

O mito do óleo preto

Muita gente considera que, quando o óleo está preto, ele está velho. Isso é um mito! O óleo preto nada mais é do que a confirmação de que ele está funcionando da maneira correta. Portanto, óleo preto não é sinal para a troca do óleo. As informações de troca estão no manual do proprietário.

Óleo velho prejudica o seu motor

Par mais incrível que pareça, o óleo pode ficar velho. Principalmente se o carro rodar pouco. Nesse caso, é necessário trocar o lubrificante depois de seis meses. Quando velho, o óleo prejudica a bomba, peça responsável pela lubrificação do motor do carro.
E aí? Gostou do nosso post? Compartilhe ou deixe seu comentário.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar