Tanque cheio ou quase vazio: quando o carro gasta mais?

Até mesmo quem ainda não dirige já deve ter ouvido falar que o carro gasta mais combustível quando está com o tanque abaixo do meio. Existem até os motoristas que afirmam que seus modelos são mais econômicos com o tanque cheio. Mas será que esse mito é mesmo verdadeiro? Descubra agora, aqui no blog da Ituran!
Segundo Ricardo Bock, professor de engenharia do Centro Universitário da FEI, toda essa sensação de que a gasolina é mais consumida da metade do tanque para baixo é apenas uma impressão do motorista. E os principais motivos que desmentem esse mito é que o tanque de gasolina não é uniforme, assim como a relação entre o mostrador do consumo de combustível e o tanque não é classificada nem mesmo pelas montadoras como completamente exata. Em alguns modelos, quando o ponteiro estiver marcando meio tanque, na verdade ele está abaixo disso, fazendo com que o motorista tenha a impressão de que o motor esteja exigindo mais do seu funcionamento e gastando mais combustível.
056O especialista também afirma que, de acordo com a precisão e eficiência do sistema de injeção dos carros atuais, o mito tem mais um motivo ainda para não ser preocupação aos motoristas. Além disso, a própria injeção eletrônica tem a capacidade de calcular a quantia necessária de combustível para manter a aceleração necessária. Dessa forma, é possível afirmar que os tanques modernos fazem a mesma média de consumo tanto cheios quanto na reserva.
O que pode ser bastante influente no consumo é o clima da sua cidade ou local de viagem. Dependendo da umidade e da densidade do ar, pode sim ocorrer uma pequena variação do gasto de combustível, assim como o uso do ar condicionado.
Imagem: Zap.
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar