Vai viajar de carro? 12 dicas para mais segurança

viajar de carro

Está chegando a hora de viajar de carro? Então preste atenção nessas 12 dicas que vão deixar suas horas na estrada muito mais seguras!

Viajar de carro é sempre a mesma coisa. Muito sol, muito calor, muita gente animada e estradas cheias. Mas não pense que só tem motorista experiente ao volante. Muita gente que mal dirige durante o ano inteiro aproveita a folga para curtir o veículo. Por isso, quem vai viajar de carro precisa de muita atenção antes e durante o trajeto.

Assim, a Ituran preparou esse artigo exclusivo com 12 dicas para você ter mais segurança nas estradas ao viajar de carro. Leia até o final e guarde tudo para fazer um verdadeiro check-in!

Importância de garantir toda a sua segurança e do seu veículo quando for viajar de carro

No fim do ano tem muito mais pessoas de folga ao mesmo tempo do que nos outros meses. E como é muita gente viajando de carro ao mesmo tempo, uma das consequências dessa circulação intensa é o aumento do número de acidentes.

Infelizmente essa é uma tendência frequente todos os anos, que acaba impactando também a saúde pública, já que a demanda por atendimento de urgência e emergência aumenta consideravelmente.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a falta de planejamento é uma das principais causas para o aumento dos acidentes. Há pessoas que saem em cima da hora, outras que esquecem de fazer uma revisão no carro antes de viajar e, é claro, aquelas que não respeitam a proibição de ingerir álcool e pegar no volante.

Assim, a verdade é que muitos acidentes podem ser evitados por quem vai viajar de carro com alguns cuidados simples. E é deles que nós vamos falar a seguir.

Vai Viajar de Carro? 12 Dicas para Mais Segurança

A virada do ano é a época perfeita para descansar, mudar de cenário e deixar as boas vibrações renovarem as energias para a rotina que vai recomeçar mais à frente.

E para quem gosta de dirigir, não tem nada igual a viajar de carro, pegar a estrada e aproveitar as paisagens diferentes ao volante. Mas para garantir que essa aventura seja sem dor de cabeça por causa do veículo, é muito importante ficar ligado em algumas dicas para ter mais segurança.

Para te ajudar a aproveitar ainda mais sua folga, a Ituran separou 12 dicas principais para você colocar na sua listinha e checar cada item – antes e durante da viagem. Veja quais são!

Cuidados antes de pegar a estrada

Como já falamos, o planejamento é fundamental para quem vai viajar de carro. Então nada de fazer as coisas às pressas ou em cima da hora. Tire um tempinho para checar alguns itens antes de pegar a estrada.

Cuidados mecânicos

Os cuidados mecânicos são indispensáveis para quem vai pegar a estrada de carro. Eles são capazes de evitar problemas como o aquecimento do motor por falta de óleo ou água causada por algum vazamento, por exemplo.

O ideal, então, é levar em um mecânico para fazer uma revisão, conferindo o sistema elétrico, luzes, limpador de parabrisa, mangueiras e tubulações, e até mesmo o ar-condicionado, para ninguém passar sufoco no calor.

Pneus calibrados

Pneus calibrados corretamente oferecem muito mais estabilidade ao carro. Cheios demais, ficam duros e sem aderências, de menos, podem derrapar na curva. Calibre sempre de acordo com o manual e com os pneus frios

 E nem pense em viajar de carro com pneu careca, que não freiam direito e derrapam com qualquer pingo na pista. E lembre-se: passe os mais gastos para a frente, porque na traseira as chances de derrapagem aumentam – assim como de acidentes sérios.

Estudar o destino e as condições do tempo

Tudo bem que viajar de carro é uma aventura prazerosa, mas não precisa ser cercada de surpresas. Estude o caminho antes de pegar a estrada, veja onde há curvas perigosas, estradas de terra e trechos complicados. Assim você também reduz as chances de se perder se estiver indo pela primeira vez.

Não esqueça também de checar as condições do tempo. Se puder, evite pegar pista molhada – e se a previsão for de temporal, adie a saída um pouquinho. Melhor se prevenir e esperar o aguaceiro, que pode alagar trechos ou até estradas inteiras, passar.

Ajeitando a bagagem

Não force o limite da mala e use o peso para dar equilíbrio ao carro: coloque o que for mais pesado por baixo e mais próximo do eixo traseiro. E evite volumes soltos nos bancos, que podem machucar os passageiros e o motorista em caso de acidente.

Bebê a bordo

Prepare a cadeirinha, vevê-conforto ou assento de elevação equivalente à idade e à altura se for levar bebê ou crianças até 7 anos e meio para viajar de carro. Isso é lei desde 2010. 

Se o carro tiver apenas cinto de segurança de dois pontos, no banco de trás é permitido transportar crianças de até 10 anos na frente, com a cadeirinha ou equipamento mais adequado à idade e altura, ou crianças a partir de 4 anos no banco de trás, sem assento de elevação.

Animais de estimação

Para os “aumigões” a lei também tem regras específicas para o transporte. nada de levar no colo: cães e gatos devem viajar de carro em caixas de transporte presas pelo cinto de segurança no banco traseiro ou no chão entre os bancos dianteiros e traseiros. Cães muito grandes podem ir com um cinto de segurança peitoral específico para eles.

Kit de sobrevivência

Não deixe de conferir o kit de ferramentas e o macaco. Inclua no kit de sobrevivência também uma lanterna e um jogo de fusíveis – lembrando, é claro,  de conferir se o manual do carro está no porta-luvas. É lá que estão as informações necessárias para reparos emergenciais.

Na estrada

Tudo certo e conferido, é hora de pegar a estrada. Mas no trajeto também é preciso ficar atento a algumas dicas.

Cinto de segurança

O seu uso é obrigatório e não usar é brincar de querer se machucar se acontecer algum acidente. Lembre-se de que o cinto de segurança pode salvar vidas, então dê o exemplo e só saia com o carro quando todos os ocupantes também estiverem com o cinto ajustado.

Ultrapassagens

Não seja afoito ao viajar de carro. Só ultrapasse quando tiver certeza de que será segura e não grude no veículo da frente para jogar o carro rápido para a pista contrária. O correto é fazer o oposto: se distanciar do carro da frente o bastante para ampliar seu campo de visão da pista contrária.

Lembre-se também que negar a ultrapassagem a quem pede é infração média pelo CTB. Coloque o pisca para a direita para sinalizar que dará a ultrapassagem e se afaste quando a situação estiver segura.

Chuva e neblina

Ao viajar de carro com chuva e neblina não esqueça os procedimentos corretos: farol baixo ligado e velocidade reduzida. Não fique colado no carro da frente, mas preste muita atenção nele. Se o rastro do pneu fechar rápido é sinal de que a poça é profunda. Na neblina use as faixas laterais como guias, mas pare se a visibilidade estiver muito ruim.

Acostamento

Use o acostamento apenas em casos de emergência ou para ajudar alguém. E sempre coloque o triângulo a 20 m de distância do carro. É infração parar no acostamento sem motivo real ou trafegar por ele.

Atenção aos outros veículos

Você vai viajar de carro, mas há outras pessoas na estrada de moto, caminhão, ônibus, van… Todos têm direito a ter seu espaço na rodovia, portanto respeite os demais motoristas e pilotos. Lembre-se de que há ângulos mortos (pontos cegos) que não aparecem nos retrovisores, então evite mudar de faixa de forma brusca e atingir uma moto, por exemplo.

Conte com a Ituran para garantir a melhor segurança para viajar de carro

Viajar de carro com a Ituran é muito mais seguro. Além de ficar tranquilo com monitoramento pelo rastreador, você ainda pode contar com várias assistências 24h no seguro, como central de emergência, reboque, auxílio eletro mecânico, chaveiro, troca de pneus, pane seca e carga de bateria. 

Venha conhecer os rastreadores veiculares e todas as possibilidades de cobertura do seguro Ituran e passe a viajar de carro com muito mais tranquilidade!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar