Vale a pena fazer um seguro para moto? Descubra agora!

Vale a pena fazer um seguro para moto?

Garanta a sua tranquilidade e a reposição do seu investimento em caso de sinistro. Conheça todas as vantagens de ter um seguro para a moto!

Liberdade, mobilidade, sustentabilidade. Pegar a estrada sentindo o vento no rosto, ter mais agilidade nos engarrafamentos da cidade, facilidade de estacionar. Mas tantos benefícios têm seu preço: uma insegurança constante por ser um dos alvos mais visados por criminosos. Por isso, o seguro para moto é essencial para garantir seu investimento e até mesmo, em alguns casos, sua integridade física.

Afinal, não são raros os casos em que o motociclista tenta evitar o assalto e acaba sendo agredido. O desespero por ver o veículo sendo levado por bandidos quando não há seguro para moto pode acabar causando uma reação bastante perigosa. 

Mas mesmo sendo mais fácil entregar o veículo para um estranho quando você sabe que o prejuízo financeiro será ressarcido pelo seguro para moto, ainda há algumas dúvidas sobre se ele realmente vale a pena. Afinal, o sentimento de que “com a gente não vai acontecer” é de uma certa forma comum ao ser humano. 

Por isso, se você ainda tem dúvidas se deve ou não investir em um seguro para moto, esse conteúdo pode te ajudar a tomar a decisão mais acertada.

Por que contratar um seguro para moto?

Geralmente quem tem dúvida se o seguro para moto vale a pena está pensando no preço, já que ele costuma ser mais caro do que o de carro. Além de ser um veículo bem mais visado pelos ladrões, o que aumenta consideravelmente a chance de ocorrência do sinistro, o número de seguradoras que fazem a apólice é restrito. Então como a concorrência é menor, há menos competitividade de valores.

Porém já existem seguros para moto que cabem no bolso com tranquilidade e compensam (e muito!) o investimento. Inclusive aumentando consideravelmente a chance de recuperação do veículo, como o rastreador com seguro para moto da Ituran. 

Por outro lado, o risco de acidentes com motocicletas também é grande. De acordo com pesquisa Cenário da Mortalidade de Motociclistas no Brasil, feita pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, 55% dos acidentes de trânsito no país envolviam motos em 2019. 

Só em São Paulo, os dados do Detran-SP mostram que 60% dos profissionais que usam motos como veículo de trabalho já sofreram acidentes durante o serviço.

Portanto, é preciso pensar bem entre se vale a pena arriscar perder o patrimônio inteiro para um assaltante ou bancar o conserto ou até mesmo a perda total da moto em um acidente ou investir na segurança do bem.

A dica é não esquecer que, além do preço em si pago pela moto na hora da compra, há outros custos que são feitos no dia a dia. E quanto mais o veículo é usado, mais o seguro para moto vale a pena, minimizando seus gastos. 

Por isso, as grandes vantagens de ter um seguro para moto é minimizar prejuízos e garantir a reposição do veículo em caso de perda total, o que pode ocorrer por acidente ou roubo.

Então preste atenção em todas as coberturas que você pode contratar e personalize de acordo com a sua rotina.

Roubo de motos

Evito o roubo ou furto da sua moto, invista em um seguro para moto

O roubo de motos no país é uma realidade alarmante. De acordo com o site da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, só nos dois primeiros meses de 2023 foram registrados 6.699 casos de roubos e furtos de veículos, contra 5 mil  no primeiro bimestre do ano passado. 

A média diária desse tipo de sinistro também aumentou consideravelmente no primeiro bimestre em relação ao do ano passado: 34,1%. O furto (quando o veículo é levado sem uso de força ou violência) foi responsável por 67,5% dos casos, havendo 32,5% de roubos.

Para os especialistas, há três motivos básicos para o aumento das ocorrências: aumento da procura por motos por causa do alto preço dos carros zero quilômetro, falta de insumos no mercado formal de reposição de peças e o aumento dos empregos informais, como serviços de delivery e mototáxi. 

Serviços adicionais

Assim, manter sua moto segura é fundamental para diminuir a dor de cabeça na ocorrência de um sinistro, seja um pequeno problema mecânico, um assalto ou um acidente de qualquer proporção.

E há serviços adicionais ao seguro para moto que podem ser contratados para ajudar ainda mais no dia a dia. Afinal, quando algum evento adverso acontece é que percebemos como a disponibilização de alguns serviços é importante. 

Assistência carro reserva – Na Ituran a assistência carro reserva é uma contratação opcional que disponibiliza um veículo por 15 dias. As condições são variáveis e devem ser estipuladas na hora da contratação. 

Reparos gerais e proteção de rodas e pneus – Esse é outro serviço adicional da Ituran que é, literalmente, uma mão na roda. Através dele você conta com reparação e pintura de funilaria, reparo rápido e martelinho de ouro para peças plásticas e para-lamas danificados em pequenas colisões, e ainda a substituição de faróis, lanternas e retrovisores de LED ou convencionais.

O serviço garante ainda a troca ou reparo dos pneus, rodas (de ferro ou liga leve) e suspensão (amortecedor, mola, bucha e retentor) nos casos de danos provenientes de queda em buracos ou pancadas em guias.

Conheça o Ituran com seguro

O Ituran com seguro combina o seguro para moto com o melhor rastreador veicular do mercado. Ele funciona em parceria com algumas das maiores seguradoras do mercado com a Ituran, multinacional israelense líder em recuperação de veículos há 23 anos no país.

Caso a moto não seja recuperada, você conta com até 100% de indenização pela tabela Fipe e ainda pode combinar com o Seguro para Terceiros, com cobertura para danos materiais e corporais.

Além disso, no Ituran com Seguro você conta com assistência 24 horas para você e sua moto e ainda pode incluir os serviços opcionais de carro reserva e de reparos. 

Ou seja, o Ituran com seguro é uma solução de segurança completa para a sua moto. 

Você mais tranquilo com sua moto segura e rastreada

Fazer ou não um seguro para moto é uma escolha pessoal, mas é preciso considerar os índices de roubos e furtos e também os possíveis gastos com reparos. Além disso, para quem a moto é uma ferramenta de trabalho, o tempo ocioso aumenta ainda mais o prejuízo em caso de perda total.

O Ituran com Seguro é uma solução completa que ainda potencializa consideravelmente as chances de recuperação da moto. E você fica mais tranquilo também porque o rastreador permite o monitoramento da sua moto pelo celular.

Minimize prejuízos e garanta a reposição do seu investimento. Fique mais tranquilo com sua moto segura e rastreada com o Ituran com Seguro!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar