Saiba como manter seu veículo seguro sendo motorista de aplicativo

motorista de aplicativo

Se você é motorista de aplicativo, a segurança no dia a dia tem que ser prioridade. Veja como criar uma rotina mais segura para você e seus passageiros!

Para quem usa o carro como meio de vida, ter o veículo seguro é uma questão de sobrevivência. É o caso do motorista de aplicativo. Na Bahia, por exemplo, os números dos profissionais do setor vítimas de furto são preocupantes. 

De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato dos Motoristas por Aplicativo da Bahia (Simactter) são 2,8 ocorrências em média por dia.

Isso significa que, entre janeiro e julho, foram 600 vítimas de roubos ou furtos registrados nos 24 municípios do estado em que motoristas trabalham com aplicativos. 

Além disso, o seguro auto para motorista de aplicativo pode oferecer várias outras coberturas e ainda diversos serviços 24 horas. Mas apesar de essencial para quem o pão de cada dia depende do automóvel, manter o carro seguro é uma questão bem mais abrangente. Saiba como manter a segurança do veículo e como o seguro auto pode ajudar o motorista de aplicativo de várias formas.

Importância de manter um carro seguro

Não há dúvida de que motorista de aplicativo mantém seu carro rodando na rua muito mais tempo do que quem tem um carro de passeio.

De acordo com pesquisa divulgada em maio pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), os cerca de cerca de 1,66 milhão motoristas de aplicativo que atuam somente no setor de transporte individual no Brasil têm em média uma jornada média de trabalho de 22 e 31 horas semanais.

E isso implica em diversas questões. Uma delas é a maior exposição do veículo aos problemas que podem acontecer no trânsito: panes, colisões, atropelamentos e até causas naturais como enchentes. 

Por outro lado, algumas plataformas exigem que o motorista de aplicativo tenha no mínimo um seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP). 

Assim, eventuais despesas médicas e hospitalares ocasionadas por colisões, assim como invalidez temporária ou permanente dos passageiros são cobertas e custeadas pelo seguro veicular. Então até para ser aceito em uma plataforma é preciso ter o carro em boas condições, oferecendo conforto aos passageiros e mais segurança também. E isso acaba contando também para o próprio motorista de aplicativo, que protege seu investimento na sua ferramenta de trabalho.

Faça uma inspeção veicular completa

Antes de mais nada, é muito importante que o motorista de aplicativo tenha certeza das condições de seu veículo. Por isso a inspeção veicular completa é fundamental. 

Assim, ainda que não seja uma obrigatoriedade em todas as empresas e/ou regiões, é muito importante que os motoristas de aplicativo façam uma inspeção veicular completa.

Entre os itens que devem ser conferidos estão o estado de conservação dos pneus, as condições do sistema elétrico, os documentos do veículo, o estado da carroceria e o funcionamento das ferramentas de segurança, por exemplo.

Dicas para dirigir em áreas urbanas

Conhecer as melhores práticas da direção defensiva – ou direção segura – é a melhor forma para o motorista de aplicativo evitar problemas principalmente nas áreas urbanas.

Atenção às preferencial nas rotatórias

Em uma rotatória, por exemplo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define que quem já está trafegando pela rotatória tem sempre a preferência. Exceto se houver sinalização indicando a preferência em algum dos sentidos (lembrando que é a placa com um triângulo de cabeça pra baixo). Já se houver algum pedestre no local, a preferência é sempre dele.

Respeito aos ciclistas

motorista de app, cuidados com o ciclista

Com a popularização dos meios de transporte alternativos e a quantidade cada vez maior de ciclovias, o cuidado com os ciclistas nunca é demais. Ainda de acordo com o CTB, a distância correta que se deve manter ao ultrapassar um ciclista é de 1,5 metro. Quem desrespeitar essa distância estará, inclusive, sujeito à multa e 4 pontos na CNH.

E não esqueça de reduzir a velocidade ao fazer a ultrapassagem. Se isso não acontecer a infração é considerada gravíssima, com multa e 7 pontos na carteira. Então não esqueça: no trânsito seguro, o maior sempre cuida do menor.

Ultrapassagens sempre pela esquerda

E vale ficar atento a mais uma dica para o motorista de aplicativo em áreas urbanas. Nada de ultrapassar pela direita se o motorista da esquerda estiver muito lento. 

O CTB também considera essa uma infração média, com multa e 4 pontos na carteira. A menos que o carro da frente esteja sinalizando que vai entrar à esquerda em uma garagem, estacionamento ou cruzamento.

E gentileza também conta: não dar passagem pela esquerda quando for solicitado também é infração média, mesmo se o carro de trás estiver acima da velocidade permitida.

Como funciona seguro para motorista de aplicativo

Contratar um seguro de carro é a garantia de que você não vai ficar com o veículo parado esperando juntar dinheiro para o conserto – o que já fica mais complicado sem poder usar o carro para trabalhar.

E também é a forma mais fácil de evitar ter que tirar o reparo do próprio bolso ou mesmo perder totalmente seu investimento na ferramenta de trabalho.

Mas muita atenção a um ponto importantíssimo na hora de fazer o seguro para motorista de aplicativo. É primordial que a seguradora seja informada de que o carro é usado para transporte de pessoas de forma contínua e regular no ato da contratação da apólice. 

Primeiro porque a omissão dessa informação é considerada fraude para conseguir um seguro mais em conta. E, segundo, porque se ocorrer um sinistro sem que esse dado tenha sido revelado na hora da contratação, não há garantia de que a indenização será paga.

Nesse caso, a seguradora pode entrar com um processo contra o segurado alegando informação fraudulenta, uma vez que não foi informada de que o veículo era utilizado profissionalmente.

Pense nas suas necessidades no dia a dia

São várias as coberturas com as quais o motorista de aplicativo pode contar. Mas é importante pensar naquelas às quais você está exposto com mais frequência.

A região ou o horário em que mais circula é perigoso para roubos e furtos? Costuma pegar trânsito pesado em horários de rush? Sua área tem alagamentos constantes? Há um risco em potencial de panes frequentes? 

Faça uma lista com suas necessidades reais e anote tudo para encontrar as coberturas que levarão mais tranquilidade à sua rotina.

Requisitos

Há várias seguradoras que fazem seguro para motoristas de aplicativo. Mas atenção aos requisitos. 

Por exemplo, se você compartilha o carro com um ou mais motoristas de aplicativo, é preciso ficar atento se a cobertura serve apenas para um ou para todos os condutores. 

Verifique também as coberturas oferecidas e se há a possibilidade de incluir aqueles serviços que te tiram do aperto a qualquer hora: chaveiro, troca de pneus, carro extra, etc. 

Lembre-se que você só paga o que contratar, mas quanto mais coberturas tiver, mais tranquilo você fica.

Prevenção de roubos e furtos

Assim como a direção defensiva, a prevenção de roubos e furtos também é essencial em um seguro para motorista de aplicativo. A cobertura tradicional dá direito à indenização do valor do carro caso o veículo não seja encontrado. Mas o ideal é que ele seja recuperado rapidamente, assim você não fica sem trabalhar muito tempo.

Para isso, o seguro com rastreador é a melhor solução. A Ituran é líder em monitoramento e recuperação de veículos, com mais de 110 mil recuperações, totalizando cerca de R$4,8 bilhões em patrimônio.

E você ainda pode acompanhar todos os movimentos do carro em tempo real pela tela do seu celular. Além de ficar tranquilo com o veículo monitorado 24h por dia, ainda conta com várias opções de coberturas de seguro auto mais em conta.

Carro seguro o tempo todo

Enfim, para o motorista de aplicativo, ter o carro seguro todo o tempo é a melhor forma de trabalhar com tranquilidade. 

Mantenha seu carro com a mecânica e os itens de segurança sempre em dia, faça uma direção defensiva e proteja seu patrimônio e seus passageiros com um seguro com rastreador

Venha conhecer as opções de seguro com rastreador Ituran e aproveite para saber quando você tem direito a um carro reserva pelo seguro auto!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar