Venda de Carros Entre Pessoas Físicas Também Possui Garantia

Quando se pensa em comprar um veículo usado, vem logo à cabeça duas opções: procurar uma concessionária ou encontrar alguém que esteja vendendo. Porém, muitas pessoas ficam apreensivas ao realizar esse tipo de negócio com uma pessoa física por acreditarem que não há garantia em uma transação como essa, limitando-se apenas às condições e preços das concessionárias. Na verdade, a venda de automóveis entre pessoas físicas possui garantia sim, veja só.

há garantia na venda de carros entre pessoas físicas

Pessoa Física x Pessoa Jurídica

Se tratando da concessionária, pessoa jurídica, o Código de Defesa do Consumidor diz que há garantia e o prazo para reivindicar, a partir da data da compra, é de 90 dias.

No caso de uma pessoa física que quer comprar o carro de outro proprietário, outra pessoa física, passa a valer o Código Civil, que garante 30 dias para reclamações. Dependendo do defeito, o prazo pode ultrapassar este período.

Problemas Pós-Venda

É comum as pessoas comprarem um carro de um amigo ou familiar. Por conta disso, acabam não realizando todas as precauções para assegurar o bom estado do veículo.

Se na hora da vistoria não foi constatado nenhum problema, mas depois da compra surgiram defeitos que foram inicialmente ocultados ou despercebidos (vícios redibitórios), você poderá reivindicar solução ao fornecedor.

A pessoa que realizou a venda deverá assumir o valor do concerto ou devolver o dinheiro para o comprador.

Há um prazo de 30 dias para reclamar a garantia na venda entre pessoas físicas

Caso não haja um consentimento entre as partes, o problema deverá ser resolvido na Justiça, pois o Procon conduz apenas contestações contra pessoa jurídica.

Outras Dicas

– Compare o preço da concessionária e do vendedor particular e veja se está dentro do valor de mercado;

– Procure saber da procedência do veículo e se há pendências nos órgãos de trânsito, como multas e outras irregularidades;

– Cheque a autenticidade dos documentos.

Mesmo que haja garantia para negociações entre pessoas físicas, é importante estar atento às condições do veículo a ser adquirido. Para saber o que conferir na compra de um carro usado, clique aqui.

Pronto pra comprar seu carro?

Imagens: Globo e Economia Dia a Dia.

 

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar