Garanta sua segurança em caso de perda total do veículo

perda total

Veja como assegurar seu patrimônio contra a perda total e saiba o que fazer para receber a indenização do veículo

Quem tem carro sabe que qualquer batidinha é uma dor de cabeça. Além do trauma em si, muitas vezes o valor real do prejuízo só consegue ser mesmo calculado na oficina. E o que parece uma bobagem na hora, depois se revela um grande gasto. Mas nada se compara às situações em que há perda total do veículo.

Claro que o mais importante não pode ser contabilizado em reais: a vida humana. Mas pensando apenas no dano físico do automóvel, a perda completa de um investimento caro como um carro é de tirar o sono de qualquer um. E só o seguro auto consegue dar segurança em situações como essa.

Entenda o que é uma perda total

A perda total (PT) é caracterizada quando o custo do reparo em caso de sinistro é superior a 75% do valor do carro pela tabela Fipe. Esta, por sua vez, é uma tabela disponível no site do Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que expressa o preço médio de um veículo usado ou seminovo no país. 

Para chegar a esse preço médio, vários aspectos são levados em consideração, como marca, ano-modelo e versão do modelo. E ela serve como parâmetro para negociações e avaliações – como as feitas pelas seguradoras.

Há vários sinistros que podem ocasionar perda total do veículo. Além da colisão, pode haver PT por causa de incêndio, roubo, furto ou alagamento. Mas embora a maioria das seguradoras trabalhe com o percentual de 75% para definir a perda total, na verdade esse número é definido pelo perito da empresa na hora da vistoria para aprovação da apólice.

Saiba como funciona um seguro auto

Após o sinistro o segurado precisa entregar uma série de documentos para a  seguradora, como boletim de ocorrência e documentos pessoais e do veículo. 

A empresa, então, tem um prazo que costuma variar entre 48 horas e cinco dias úteis para fazer a análise e dar o seu veredicto sobre o conserto ou a indenização que será paga. 

Então, em suma, a perda total é declarada sempre que o custo do conserto é igual ou superior ao percentual definido, que, geralmente, mas não obrigatoriamente, é de 75% do valor do carro pela tabela Fipe.

Nesse caso, a seguradora entende que o conserto não compensa. O segurado, então, é indenizado sem precisar pagar a franquia. 

A seguradora tem então 30 dias para efetuar o pagamento da indenização, contados a partir da resposta à análise dos documentos.

Porém quando o custo do reparo é menor que esse percentual definido na vistoria, é caracterizada perda parcial do veículo. Nesse caso, a seguradora paga o conserto do veículo, mas o segurado precisa pagar a franquia estipulada no contrato.

Valor referenciado e valor determinado

Porém, é importante destacar que há pelo menos dois tipos principais de indenização e que são definidos na apólice. E nem sempre a tabela Fipe é usada como referência, apesar de ser a situação mais comum. 

Quando isso acontece, é chamado de valor referenciado, justamente porque a cobertura considera um percentual da tabela Fipe. Então no caso da indenização por perda total, geralmente o percentual nesse caso é de 100% a tabela.

Já quando o valor é determinado, não há relação com a tabela Fipe. O valor da cobertura é fixo e determinado na contratação do seguro, geralmente baseado no valor da nota fiscal do veículo.

Entenda que há estragos internos

Quando ocorre um sinistro, nem sempre os danos externos correspondem à realidade do estrago realmente ocorrido no veículo. Pode acontecer de haver pouca avaria da lataria, mas problemas sérios – e caros – no motor, por exemplo. E os danos aos componentes internos podem significar custos tão altos que justifiquem a perda total do veículo. O veículo é então repassado à seguradora que pode, inclusive, decidir colocá-lo a leilão para recuperar parte do que foi pago como indenização ao segurado.

Veja quais são as vantagens de ter um seguro auto

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Ter um seguro auto não ajuda o motorista só em caso de perda total do veículo. A contratação é uma segurança para muitas outras situações que podem ocorrer no dia a dia de qualquer pessoa. 

E há várias coberturas e serviços que podem ser incluídos para deixar seu seguro mais completo ou customizado de acordo com os riscos mais comuns na sua rotina.

Seguro para terceiros

É o tipo de seguro que protege o segurado em situações de sinistros que geram danos a terceiros. Assim, a cobertura gera valores que serão pagos em caso de danos materiais, danos corporais e danos morais.

Cobertura parcial e completa

Você também tem a possibilidade de optar pela cobertura total ou parcial – e cada seguradora tem a liberdade de fazer seus próprios pacotes de cobertura.

Na Ituran a cobertura parcial abrange colisão acidental, incêndio acidental, queda acidental em precipícios e pontes, danos por granizos, furacões e terremotos, decorrentes de roubo ou furto, alagamentos e queda acidental de objetos sobre o veículo.

Já na cobertura total há algumas opções. Um deles é a perda total por roubo, furto ou incêndio. Com o rastreador Ituran com Seguro você tem indenização de até 100% da tabela Fipe e ainda conta com vários serviços de assistências 24 horas em todo o país. E há a cobertura por perda total em colisão ou alagamentos, que é um serviço adicional onde você também pode ter uma indenização de até 100% da tabela Fipe de acordo com a opção contratada com o rastreador Ituran com seguro.

Suporte 24 horas

Quem tem seguro auto nunca está sozinho. Você conta com uma central de assistência e emergências 24 horas que está sempre pronta para ajudar nas situações contratadas, provendo o máximo conforto com rapidez e praticidade.

Tranquilidade financeira

Além de ter um plano que dá suporte a todas as suas necessidades, o seguro auto é uma tranquilidade financeira. Você sabe que o seu investimento está protegido e que não perderá seu patrimônio em caso de perda total nem precisará desembolsar uma fortuna se for perda parcial.

Assistência de carro reserva

E você não precisa ficar a pé enquanto seu carro está na oficina ou aguarda  a indenização da perda total. Você pode contratar antecipadamente o serviço de carro reserva e solicitá-lo pelo período determinado na sua apólice.

Por que contratar um seguro veicular?

Como você viu, ter um seguro veicular traz muito mais tranquilidade para o seu dia dia e protege seu patrimônio até mesmo nos casos de perda total

Além disso, com o seguro com rastreador Ituran sai mais em conta e você ainda monitora todos os movimentos em tempo real, facilitando a recuperação do veículo em caso de roubo ou furto. Venha conhecer mais da Ituran, empresa israelense líder em rastreadores veiculares, e aproveite para saber como funcionam os serviços Ituran!

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Por : Ituran Brasil

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