Transporte de pet no carro com segurança: 4 dicas

pet no carro

Vai pegar a estrada com seu aumigão? Veja como fazer um transporte de pet mais seguro e confortável com essas dicas!

Levar o “aumigão” para viajar de carro pode ser a melhor companhia do mundo. Mas é preciso ficar atento à sua segurança, porque esses anjinhos de 4 patas precisam de cuidados especiais. Conheça 4 dicas para garantir o bem-estar durante o transporte do pet em longas distâncias e como oferecer uma aventura incrível ao seu melhor amigo!

Qual a forma mais segura para o transporte de pet no carro?

Os cães amam a companhia de seus tutores e muitos são tão aventureiros quanto eles. Mas é preciso ficar atento à segurança no transporte de pet e também às leis que regem essa viagem.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regula o transporte de pet em dois artigos. Um deles é o 252, segundo o qual é proibido transportar pessoas, animais ou qualquer outro volume à esquerda do condutor, seja entre seus braços ou suas pernas. 

Se você for pego com seu aumigo à sua esquerda enquanto dirige, estará cometendo uma infração média, com multa de R$130,16 e 4 pontos na CNH.

Já o Art. 235 do CTB diz que conduzir pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, sem autorização, é proibido. Nesse caso a infração é grave, com retenção do veículo, multa de R$195,23 e 5 pontos na CNH.

A forma mais segura de fazer o transporte de pet no carro, então, deve considerar o tamanho do bichinho. 

Quando o cão ou o gato é pequeno ou de médio porte, as caixas de transporte são uma ótima solução. Certifique-se de que sejam próprias para isso e tenham boa ventilação, além de uma trava eficiente para o fechamento das portas. 

E lembre-se sempre de prender a alça no cinto de segurança para que a caixa não fique correndo pelo banco ou até caia no chão com uma freada. 

Se o aumigão é de grande porte há cintos de segurança que funcionam bem adaptados aos peitorais. Mas aqui já começa uma dica bônus: jamais use guias de pescoço, que podem causar lesões graves e até óbitos em caso de acidente.

4 dicas para o transporte do pet com segurança

O transporte de pet deve oferecer segurança durante a viagem, mas também deve oferecer conforto e bem-estar. Procure minimizar ao máximo o impacto de ter que ficar algumas horas dentro do carro, sem poder correr nem brincar. É normal o doguinho ficar ansioso, mas é possível minimizar isso com 4 dicas.

Sempre mantenha o pet preso

Apesar de os cães amarem tanto a liberdade quanto nós, eles não devem viajar soltos. É muito importante, para a sua própria segurança, que o transporte de pet seja feito com ele preso. 

Se for muito grande ou tiver mais de 25 Kg, pode ser que ele não se adapte bem ao cinto de segurança. Nesse caso, é possível mantê-lo “quase” solto adaptando uma divisória entre o banco de trás e o banco da frente, evitando que atrapalhe a direção. Pode ser uma tela ou uma grande, por onde ele veja você, mas não consiga passar.

Mas lembre-se de manter portas travadas e vidros bem fechados para evitar que ele coloque a cabeça para fora e se machuque, ou abra a porta sem querer com o carro em movimento.

Controle a temperatura dentro do carro

O calor costuma deixar os pets estressados – e eles amam receber o vento da janela, que, no entanto, deve ficar bem fechada. Então é preciso controlar a temperatura dentro do carro para que não fique ansioso querendo sair no veículo

Então viaje com o ar-condicionado ligado, adaptando a temperatura para o conforto do bichinho. Leve um casaco pro caso de você achar que está frio, embora confortável para ele. Afinal, assim como uma criança, ele é a prioridade na viagem. 

Se não tiver ar-condicionado, deixe pequenas frestas abertas nem lá em cima na janela, de forma que ele não consiga passar o focinho, mas refresque o carro. E se a época estiver muito quente, procure viajar em um horário de temperatura mais amena.

Faça pausas para o pet fazer suas necessidades

Se vir que o cão está passando mal de calor, não espere para parar o carro. Procure ter sempre uma garrafa com água fresca para que ele beba e também para refrescar seu pelo. Mas nunca o deixe sozinho no carro fechado e/ou estacionado.

A agitação dentro do carro também pode ser sinal de que é hora da pausa para o xixi. Procure um local seguro e saia com ele para que faça suas necessidades com calma. 

Aproveite esse tempinho também para refrescá-lo e vocês dois esticarem pernas e patas. Logo estarão prontos para seguir viagem com calma e conforto.

Mantenha o pet hidratado

A hidratação, inclusive, é um ponto fundamental no conforto do transporte de pet, assim como a alimentação. A recomendação dos especialistas é que antes da viagem você procure um veterinário para receitar um medicamento contra enjôo para o seu “amicão”. 

Dessa forma você pode alimentar e hidratar seu cãozinho ou gato normalmente durante a viagem, sem que ele passe mal no carro.

Conte com a Ituran para garantir a segurança da sua família

Viajar com seu amigão de estimação envolve se preocupar com seu bem estar em todas as ocasiões, inclusive no transporte de pet no carro. Afinal,a  ideia é que ele se divirta e aproveite a viagem tanto quanto você!

E para que tudo corra bem, o melhor é garantir o bem-estar de todos com um seguro com rastreador Ituran

Assim você ainda pode ter um seguro mais barato, conta com o monitoramento do carro em tempo real e assistência 24 horas e ainda pode escolher entre vários serviços adicionais Ituran para deixar sua viagem ainda mais tranquila!

Venha conhecer o seguro com rastreador Ituran e aumente a segurança de toda a família!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar