Rastreador Veicular: descubra como funciona

rastreador veicular

Tire suas dúvidas de uma vez por todas sobre o rastreador veicular e entenda tudo sobre seu funcionamento!

Segundo o Ministério da Justiça, quase 220 mil veículos foram furtados no país em 2022. O número significa um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Em busca da segurança do patrimônio, cada vez mais motoristas buscam o rastreador veicular para aumentar consideravelmente as chances de recuperação do veículo. E o bom crescimento do mercado se mantém forte em 2023. Mas o que é o rastreador veicular e como ele funciona? Será que vale mesmo a pena? Pode ser combinado com o seguro de carro? Fique conosco para saber mais sobre essa e outras questões que valem o investimento.

O que é um rastreador veicular?

Um rastreador veicular é um dispositivo tecnológico desenvolvido para monitorar e acompanhar a localização de um veículo em tempo real. Ele é projetado para fornecer informações precisas sobre a posição do veículo, permitindo que proprietários particulares e gestores de frotas tenham controle e segurança aprimorados.

Além da localização do veículo, com o rastreador veicular é possível receber alertas em casos de eventos como roubo ou movimentações não autorizadas. Alguns equipamentos oferecem recursos adicionais, como diagnóstico do veículo e monitoramento do comportamento do motorista. 

Essa tecnologia torna-se uma poderosa ferramenta para empresas e particulares que desejam proteger seus veículos, otimizar rotas, reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência em suas operações de transporte.

Como funciona o rastreador

Basicamente, o rastreador veicular funciona devido a uma combinação de tecnologias de comunicação sem fio. Mas há modelos mais sofisticados e elaborados para fornecer dados mais completos através de tecnologias de ponta como inteligência artificial (IA), machine learning e telemetria.

O dispositivo é instalado no veículo de forma discreta e eficiente, geralmente conectado à bateria. Assim, o rastreador geralmente utiliza o sistema de satélites para capturar as coordenadas geográficas em tempo real. 

Essas informações são então transmitidas para uma plataforma ou software de monitoramento. Os dados recebidos são processados e exibidos em um mapa interativo pelo qual o usuário acompanha toda a movimentação em tempo real.

Rastreamento x monitoramento

Porém é interessante entender a diferença entre rastreamento e monitoramento. O rastreamento observa a trajetória, armazenando as informações coletadas ao longo do percurso. Basicamente a ideia é saber se tudo ocorreu como deveria.

Já o monitoramento é o acompanhamento em tempo real, garantindo que esse deslocamento seja feito de acordo com o que foi planejado.

Isso significa que nem sempre um rastreador pode fazer o monitoramento de veículos. Tudo vai depender da tecnologia utilizada e da frequência de pulso do dispositivo, da qual depende o tempo de atualização da localização do veículo.

Benefícios do rastreador

Os rastreadores veiculares oferecem uma série de benefícios tanto para frotas empresariais quanto para proprietários de carros particulares. Mas a segurança de pessoas e cargas e a eficiência dos serviços são os principais deles. 

Para empresas que gerenciam frotas, por exemplo, os rastreadores veiculares proporcionam um controle aprimorado sobre a localização e o desempenho dos veículos. Com isso é possível otimizar rotas, monitorar o comportamento dos motoristas, evitar roubos, reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência geral da frota. Já para proprietários de carros particulares, os rastreadores veiculares oferecem uma maior tranquilidade em relação à segurança. Em caso de roubo, o rastreamento facilita a sua recuperação.

Tipos de rastreadores

Os rastreadores veiculares podem oferecer três principais tipos de rastreamento: em tempo real, passivo e híbrido.

O rastreamento em tempo real é o mais comum e permite que os usuários monitorem a localização do veículo em tempo real, através de uma plataforma online ou aplicativo móvel. 

Já o rastreamento passivo envolve a gravação e armazenamento dos dados de localização e eventos em uma memória interna do rastreador. A informações são baixadas posteriormente, permitindo uma análise retrospectiva das atividades do veículo. 

E o rastreamento híbrido combina os dois modelos anteriores, registrando os dados do veículo em tempo real e armazenando para posterior download e análise.

Tecnologias utilizadas

Embora muitos rastreadores veiculares utilizem apenas uma dessas tecnologias, a combinação entre elas oferece uma solução mais abrangente, garantindo um rastreamento preciso e confiável independentemente das condições de sinal ou localização.

GPS

rastreador veicular

O GPS (Global Positioning System) é um sistema de posicionamento global que utiliza uma rede de satélites em órbita para determinar a localização precisa de um dispositivo. 

O rastreador recebe os sinais emitidos pelos satélites e determina a latitude, longitude e altitude do veículo. Esses dados são então transmitidos para o sistema de monitoramento. É considerada a tecnologia mais cara, teoricamente funciona bem em qualquer ponto, principalmente em lugares abertos, mas não transmite em tempo real, geralmente com um gap de 2 minutos.

Radiofrequência

A tecnologia de radiofrequência é usada para a comunicação sem fio entre o rastreador veicular instalado no veículo e as antenas receptoras. 

O equipamento emite sinais de radiofrequência, que são captados pelas antenas que, por sua vez, retransmitem os sinais para o sistema de monitoramento, permitindo o rastreamento contínuo do veículo. 

A tecnologia de radiofrequência é particularmente útil em áreas onde o sinal GPS pode ser fraco ou bloqueado, como garagens subterrâneas ou regiões densamente arborizadas. Porém depende da existência de antenas, por isso a cobertura pode ficar restrita a determinadas regiões.

É uma tecnologia barata, que costuma ser mais utilizado para o rastreamento de cargas roubadas.

GSM

Já o GSM (Global System for Mobile Communications) é um padrão de comunicação de celular amplamente adotado em todo o mundo. 

Nesse caso, os rastreadores veiculares possuem cartões SIM instalados, que se conectam às redes de telefonia móvel. Assim os equipamentos enviam as atualizações de localização, recebem comandos do sistema de monitoramento e enviam alertas em tempo real. A tecnologia GSM é confiável e permite que os rastreadores veiculares se comuniquem efetivamente com o sistema central de monitoramento. Tem uma cobertura bastante abrangente.

Componentes do rastreador

Há uma grande oferta de rastreadores veiculares no mercado, o que pode confundir o consumidor da hora da escolha. Por isso, melhor do que se deixar levar por marca ou preço, é preciso analisar suas necessidades para encontrar o equipamento que entrega a melhor solução para o seu caso. 

E, para isso, é muito importante entender os componentes básicos do sistema de rastreamento. São três:

Sistema de posicionamento

Geralmente o sistema de posicionamento é feito via satélite, ou seja, por GPS, para determinar a localização geográfica precisa de um veículo em tempo real. Essa posição pode ser mostrada através de mapas digitais ou outro sistema informatizado que permita visualizar exatamente onde o veículo está.

Meio de comunicação

Já o meio de comunicação é a forma pela qual a transmissão dos dados de localização e telemetria (processo de coleta, medição e transmissão remota de dados) são enviados para a central de monitoramento. 

Podem ser utilizadas quaisquer das tecnologias citadas anteriormente para estabelecer uma conexão contínua entre o rastreador e o sistema de monitoramento.

Sistema de rastreamento/monitoramento

É o sistema central que recebe, processa e apresenta as informações coletadas pelo rastreador veicular. Geralmente é acessado por meio de uma plataforma online ou aplicativo, com uma interface amigável para visualizar a localização em tempo real dos veículos, histórico de rotas, dados de desempenho, etc.

Rastreador com seguro

A combinação do rastreador veicular com o seguro oferece ainda mais vantagens. O uso do equipamento é tão importante que a maioria das seguradoras oferece descontos significativos quando está instalado no carro.

E também é um bom aliado pois o rastreador com seguro aumenta as chances de recuperação do carro em caso de roubo ou furto. Além disso, é possível acrescentar serviços adicionais de acordo com a sua necessidade e ainda ter acesso a diversos benefícios para o dia a dia, como assistências e suporte 24h.

 Assim, é uma solução completa que aumenta a tranquilidade do proprietário em relação à sua segurança e a do veículo.

Muito mais segurança com o rastreador veicular

O rastreador veicular é hoje uma das mais modernas e eficientes soluções para a segurança do seu patrimônio. E ainda leva mais tranquilidade para a rotina diária, permitindo a localização em tempo real do veículo e ainda a análise de dados que mostram se há alguma coisa fora do normal no comportamento do motorista.

Na Ituran, líder absoluta em rastreadores veiculares, você encontra ainda o Ituran com Seguro, uma combinação que oferece ainda mais vantagens e benefícios.

Aproveite e saiba mais sobre como funciona um seguro para carro!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar