Rastreador por satélite ou Radiofrequência? Entenda!

rastreador por satelite

Graças ao desenvolvimento e popularização da tecnologia de localização via GPS, o rastreador por satélite ou por rádio frequência está cada vez mais acessível e, portanto, mais procurado pelos consumidores.

Entenda como funciona o rastreador por satélite (GPS/GPRS)

O rastreador por satélite, ou sistema de rastreamento veicular como gostamos de chamar, funciona da seguinte forma: ele recebe todas as informações enviadas, as trata e transmite usando a tecnologia Global System for Mobile Communication (GSM) e a General Packet Radio Service (GPRS), emitindo posteriormente aos atendentes na Central de Atendimento, que disponibilizam o comunicado ao cliente, em tempo real via internet.

Em casos de roubo, o consumidor deve entrar imediatamente em contato com a empresa responsável pelo rastreamento, para que ela inicie o processo de busca do automóvel e o encontre com maior precisão e rapidez.

A partir de então, começa a captação de sinais, feito automaticamente por meio de softwares. Depois dessa etapa, entra em campo a equipe de pronta resposta, treinada e qualificada para realizar a recuperação do veículo.

Além disso, o monitoramento permite ainda o controle de horários, itinerários, limite de velocidade, rotas e quilometragem percorrida. Vale lembrar que estes tipos de relatório variam de acordo com o tipo de plano escolhido.

Dessa forma, o consumidor pode desfrutar de uma maior tranquilidade e segurança em relação a seu automóvel, não apenas em casos de roubo, mas também quando um familiar ou amigo estiver sob responsabilidade do carro, por exemplo. O fato é que esse investimento vale a pena.

Esse sistema do rastreador por satélite, na verdade, é tido como o mais avançado em termos de tecnologia de rastreamento e monitoramento veicular. Seu principal diferencial está no fato de conseguir localizar carros em ambientes fechados e cobertos, mantendo uma boa recepção dos sinais.

A opção faz uso da mesma tecnologia de comunicação das antenas de celular (GSM). Essa plataforma é comum em empresas de rastreamento de carros, pois se destaca por sua abrangência em todas as regiões do Brasil, se estendendo às áreas cobertas pelas empresas e operadoras de telefonia.

A escolha por um rastreador RF ou GPS depende da necessidade do usuário. O rastreador via radiofrequência, por exemplo, é mais indicado para veículos que circulam dentro da área de cobertura regional, já que é imune a interferências externas e interrupções do sinal. O sistema, portanto, é especialmente indicado para quem vive em grandes centros urbanos, como São Paulo.

Por outro lado, o rastreador por satélite é recomendado para veículos que costumam sair de sua cobertura regional. Ou seja, o modelo é indicado para usuários acostumados a viajar de carro, por exemplo. Logo, a decisão de compra varia de acordo com os hábitos de cada motorista

Ao optar por comprar um rastreador veicular é comum o consumidor ter dúvidas sobre qual é a melhor escolha. Existem duas versões desses modelos, rastreador por radiofrequência (RF) e rastreador por satélite (GPS). Todos eles têm suas particularidades e por isso vale a pena conhecer bem cada uma de suas características.

Qual a diferença entre bloqueador e rastreador?

Com tantas opções de dispositivos de segurança para carros é comum o consumidor se sentir em dúvida na hora de escolher a melhor alternativa para proteger seu automóvel. Entre as várias incertezas, a principal talvez esteja relacionada à diferença entre bloqueadores e rastreadores, os dois aparelhos mais lembrados quando o assunto é segurança veicular.

Embora possam ser usados em conjunto e tenham papel essencial na recuperação de veículos roubados, estes dois equipamentos são bem diferentes, sendo que cada um possui recursos e tecnologias bastante específicos.

Rastreador

Nesse sentido, vale ressaltar que o rastreador para carro tem a função de informar a localização de um automóvel em casos de roubo ou furto, ou quando solicitado pelo proprietário (o que depende do pacote adquirido). Além disso, o aparelho pode fornecer dados sobre a velocidade do carro, contando ainda com equipes de campo, especializadas e aptas a recuperar o veículo em caso de roubos e furtos..

Graças a estes e outros recursos, o rastreador é mais que um sistema de proteção veicular, garantindo maior segurança a proprietários durante situações de risco, o que proporciona ainda maior conforto e comodidade nas mais diversas circunstâncias.

Bloqueador

Sobre o bloqueador, é importante lembrar que sua função principal é cortar o fornecimento de combustível ao motor do veículo, assim que acionado, ou seja, quando o consumidor entra em contato com a central de atendimento denunciando o roubo ou furto. Além disso, o aparelho pode também bloquear outros sistemas do carro, impedindo sua locomoção.

Dependendo do modelo, o bloqueador pode disparar uma sirene, chamando a atenção das pessoas e mostrando que algo de errado está acontecendo. Contudo, diferentemente do rastreador, o bloqueador não informa a localização do automóvel, o que acaba dificultando sua recuperação.

Por isso, o ideal é contar com os dois serviços. Somente dessa forma, será possível, por exemplo, impedir que o assaltante ou ladrão vá muito longe, com o bloqueador, e, em seguida, alcançar o veículo no lugar exato onde estiver abandonado ou parado, graças ao sistema de rastreamento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar